Obra de arte da semana - LASAR SEGALL



Lasar Segall foi um dos maiores artistas da História do Brasil. Suas pinturas são pungentes e atuais, e nos recordam de que afinal, nossos problemas não mudaram tanto assim...

Eu tenho uma ligação muito forte com a obra e a história de Segall. Minha família morava na Vila Mariana, em São Paulo, perto da sua casa que depois virou o Museu Lasar Segall. Minha mãe fazia oficinas de pintura e de gravura ali, e algumas vezes cheguei a ir ao cinema do Museu com ela. Às vezes, na correria das visitas s São Paulo, consigo dar um pulinho ali e lembrar um pouco daqueles tempos.

Lasar Segall nasceu na Lituânia, filho de uma família que emigrou para o Brasil, fugindo dos horrores da guerra. Eu não consigo imaginar o que deve ser atravessar o Oceano Atlântico em um navio apinhado de gente em fuga. Essa memória está em vários quadros do artista.

Minha família fugiu de outra guerra, e acabamos por parar no Brasil. Os emigrantes se conhecem e carregam isso dentro de si. Eu olho para esse quadro, e vejo como o ser humano mudou muito pouco. E vejo como o Brasil ainda está nesse barco. Para onde vamos?

Um enorme abraço a todos e um ótimo domingo!


Sites sobre o artista:


Museu Lasar Segall - visitem o museu!!!

Comentários

Postagens mais visitadas