Atom Dusk

 


HISTÓRICO

O quadro "Atom Dusk" foi feito logo após "Blue Poles Revisited", na série que foi produzida durante a quarentena de 2020. Ele também foi finalizado em Julho. 


O CONCEITO


O trabalho com as estruturas moleculares imaginárias de "Everything is Connected I and II", "Blue Life", "Red Alpha" e "Yellow Beta" me levou naturalmente a pensar na estrutura do átomo. Em "Atom Dusk", a idéia original era mostrar o núcleo rodeado de partículas (elétrons) em órbita. Após testes iniciais com a representação de partículas em órbita, acabei adotando uma representação em linhas, o que acaba ficando até mais compatível com a idéia de que elétrons não são necessariamente partículas com um lugar definido no espaço. Dessa forma, a representação "difusa" dessas partículas em órbita acabou ganhando um caráter dual, e a representação em linhas concêntricas é claramente uma derivação do trabalho feito em "Blue Poles Revisited". 

A escolha de cores, uma cor quente para o núcleo e cores frias para as órbitas, remete ao caráter positivo e negativo das cargas das partículas envolvidas. Não pude deixar de pensar, ao longo do trabalho,em como essas escolhas são até certo ponto arbitrárias e históricas, e de como o que sabemos a respeito da estrutura da matéria e do universo está fortemente baseado em construções abstratas. É uma pena que, após o desenvolvimento de armas atômicas e com o declínio do uso da energia nuclear, os debates e o engajamento do público sobre questões atômicas tenha sofrido uma grande perda de ênfase e apelo. Quem sabe com os reatores de fusão nuclear o tema não ganha um novo impulso? Vale dizer que a descoberta da estrutura do átomo, com as suas enormes implicações em praticamentes todos os campos da sociedade, com implicações filosóficas e históricas, incluindo o desenvolvimento e explosão de bombas atômicas, é um dos capítulos mais fascinantes da aventura do ser humano no universo do conhecimento. Coloquei alguns links abaixo para ilustrar essa grandiosa aventura. 

O toque lúdico veio da primeira leitura da obra, que quase sempre é das minhas filhas. Ao mostrar o quadro para Manu, ela imediatamente respondeu: o Sol! O pôr do Sol! Então o meu átomo virou uma estrela, o que tem grande força poética, já que os átomos são formados nelas mesmo. Daí vem a escolha do nome, "Atom Dusk". 


PARA SABER MAIS


Átomo

Fissão Nuclear

Fusão Nuclear

Niels Bohr

Otto Hahn

Hans Bethe


MATERIAIS


Papel de desenho A4 (Renauld Branco, 180g/m2). Linhas com caneta nanquim 0.7 mm. Cores com lápis de cor SuperSoft Faber Castell. Dimensões: 210mm x 297mm.


Comentários

Postagens mais visitadas