CoverAge


 


HISTÓRICO

O quadro "CoverAge" foi feito durante a quarentena de 2021. A execução tomou mais tempo do que esperado, sendo iniciado em Janeiro e finalizado em Abril. 


O CONCEITO


A inspiração inicial para esse quadro são as plantas do nosso jardim. Alguns anos atrás eu plantei algumas arvorezinhas aqui, elas cresceram, e uma das visões mais bonitas que tive durante a quarentena foram essas folhas verdes pequenas sob o céu azul. O objetivo ingênuo do desenho era captar essa beleza, que como qualquer aspecto da vida real é impossível de capturar em sua totalidade. Como não é possível engarrafar os momentos bonitos das nossas vidas, fica pelo menos a lembrança das tardes na rede.


Mas como tudo nessa vida é conectado, os conceitos científicos foram surgindo durante a execução. O primeiro é o de competição e eficiência quase absoluta que observamos nos sistemas naturais. É comum que, em condições ideais, a cobertura vegetal nao deixe cair no solo um raio de sol sequer. Na verdade, a idéia de que não existe espaço vazio fica cada vez mais frequente, não só com o conhecimento microscópico (ver NoVoid), mas também com o conhecimento de redes de interação e nichos ecológicos.


Contudo, a natureza tem as suas limitações, e uma delas, expressa em diferentes níveis de complexidade, é a organização em unidades funcionais ou estruturais. O empacotamento, por mais geométrico que seja em alguns casos, raramente é absolutamente compacto. A idéia de organização em celas, e a tensão entre as propriedade da unidade e a eficiência do todo é outro conceito que surgiu na composição. 


O último que me veio à cabeça, embora ele estivesse implícito desde o começo, é o de continuidade da matéria viva. Eu organizei a sequencia de folhas em uma cadeia linear pensando incialmente apenas no efeito estético, mas fui me dando conta de que por outro lado isso também representava de alguma maneira a cadeia quase sem fim dos sistemas biológicos. Como tantos antes, durante e depois de mim perceberão, às vezes parece impossível fazer uma representação simples da vida. 


PARA SABER MAIS


Folhas

Folhas (inglês)

Tipos de folhas (inglês)

NoVoid

Nicho ecológico



MATERIAIS


Papel de desenho A4 (Renauld Branco, 180g/m2). Linhas com caneta nanquim 0.7 mm. Cores com lápis de cor SuperSoft Faber Castell. Dimensões: 210mm x 297mm.


Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Me lembrei muito das árvores que você desenhava nos cadernos da quarta série. Sempre me chamava a atenção a peculiaridade das pequenas folhas que você fazia ao longo dos galhos. Todo mundo em geral fazia árvores e colocava aquela copa frondosa arredondada. Mas vc não. Você ia nos detalhes pequeninos e preenchia de uma forma única o desenho. Com o tempo, apesar da tenra idade, eu já havia compreendido que era sinal da sua extrema inteligência e sensibilidade. Você era um menino diferente e foi isso o que me chamou a atenção para querer ser um amigo inesquecível, ainda que a vida tenha colocado a gente em rumos diferentes. Mas são lembranças frescas de um bom tempo e de uma amizade de meninos. Forte abraço Fernando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas