Um dia feliz - mais uma doutora formada! Parabéns Raquel!




Fala proferida na defesa de doutorado da aluna Raquel Santos Souza, do Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz, ocorrida no dia 9 de Outubro de 2018.

¨A Raquel foi a primeira aluna que orientei no Rio de Janeiro. Ainda me lembro de quando a entrevistei, e outro dia esbarrei nas anotações daquela entrevista. Fazer um balanço da nossa trajetória me emociona muito, e me faz ver como o trabalho científico, além de metódico e racional, antes de tudo é uma atividade humana. O tempo passou, nossas vidas ficaram muito mais complicadas. A saudade que tenho de pipetar com a Raquel na bancada não é muito diferente da saudade que tenho de ninar as minhas filhas pequenas. E as coisas que aprendi com a Raquel também não são muito diferentes.


A primeira coisa que aprendi com Raquel é que precisamos ter fé. A fé é um sentimento difícil de explicar, mas em ciência ela se torna a convicção inabalável de que estamos no caminho certo e de que através do conhecimento podemos crescer e melhorar o mundo. Há muitos anos atrás eu aprendi dos meus orientadores em São Paulo que a disciplina era uma das coisas mais importantes em ciência. Ha diferentes maneiras de se chegar a isso, e a Raquel sempre foi o testemunho inabalável de que eu não tenho todas as respostas. Minha gratidão por isso é eterna.



Outra coisa que aprendi com a Raquel e que precisamos fazer tudo com amor. O amor também é um sentimento difícil de explicar, mas uma coisa que posso dizer sobre ele é que é incondicional. Apesar das intempéries, das dificuldades que passamos e de todos os reveses, nunca vi Raquel perder o que ela tem de mais precioso, que é o seu amor, seja pela ciência, seja pelas pessoas. Ha uma frase muito bonita de Geisel sobre Golbery. Que sabiam que eram verdadeiros amigos por que podiam passar 20 anos sem se ver, mas ao se reencontrar o olhar continuava o mesmo. Hoje a Raquel está deixando formalmente de ser minha aluna, e se Deus quiser, seguira uma carreira de sucesso. Espero que daqui a 20 anos possamos nos reencontrar, e lembrar com carinho desse tempo que passamos juntos. Muito obrigado por tudo e parabéns pela suas conquistas. Um enorme abraço do seu querido orientador.¨

Comentários

  1. Obrigada por tudo e por tanto Fernando. Mais do que um orientador vocacionado, você é um ser humano ímpar. Tenho muito orgulho da nossa trajetória.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas