Obra de arte da semana - As tentações de Santo Antão, de Bosch



Há duas histórias engraçadas de minha parte sobre esse quadro. A primeira é a recordação das saudosas conversas com minha irmã, a Profa. Dra. Rosário Silvana Genta Lugli, aonde, entre comentários não muito cerimoniosos sobre política acadêmica e política científica, chegamos à conclusão de que Santo Antão deveria ser considerado o santo dos estudantes...

A outra recordação é da minha única viagem à Lisboa. Fui lá para participar de um evento de dois dias, promovido pela Organização Mundial de Saúde, que me inspirou a propor na volta a formação do Mestrado Profissional de Vigilância e Vetores do Instituto Oswaldo Cruz. Eu não conhecia Lisboa, tinha pouquíssimo tempo para passear pela cidade após o evento, então fiz o que gosto de fazer quando estou viajando - passear pelas redondezas a pé.

Dei uma sorte danada. Nas cercanias do hotel aonde estava hospedado, está o Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa. É um museu lindíssimo, e come-se um bacalhau com natas maravilhoso no restaurante. Passei uma tarde feliz ali. Como é um museu pequeno, creio que fora do circuito das grandes atrações, não havia muita gente naquele dia. Andando por aqui e por ali, me deparo com o quadro de Bosch. E eu estava sozinho na sala. O tríptico é assombroso, e eu pude vê-lo com calma, em todos os detalhes, por dentro e por fora.

Há simbolismo demais nesse quadro. Não quero me estender muito nessa discussão, mas é um retrato interessante de algumas coisas que estão acontecendo agora por aqui no Brasil. A propósito, há uma versão do próprio Bosch no MASP. Um enorme abraço a todos e bom domingo!

Links
Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa (site oficial)
A obra no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa
A obra no MASP

Comentários

Postagens mais visitadas