A Bioquímica do Oprimido - parte 5 - aminoácidos

Essa semana a leitura do capítulo aminoácidos gerou algumas reflexões e novos verbetes. A ligação entre a discussão sobre ácidos fracos, tampões e pKas e a estrutura de aminoácidos foi rapidamente discutida, pois é uma conexão conceitual bastante interessante entre os capítulos 2 (Soluções Aquosas) e 4 (Aminoácidos). Os temas sugeridos foram:

Aminoácidos (revisão do verbete atual) - 4 votos
Isomeria (completar) - 1 voto
Quiralidade (completar) - 1 voto
Ligação Peptídica (revisar) - 1 voto

No caso do verbete de aminoácidos, que seria a escolha natural pelo número de votos, pensamos em corrigir alguns erros pequenos do texto, e aprofundar determinados aspectos, especialmente o caráter ácido base dos grupos amina e carboxila, assim como das cadeias laterais. No caso de Quiralidade, observou-se que um verbete relacionado, Estereoquímica, estava muito completo, e inclusive referenciado nesse verbete. 

Após os comentários iniciais, eu expliquei que para alguns aminoácidos havia verbetes bem estruturados (por exemplo Glicina), mas que para outros havia apenas um comentário de duas ou mais linhas (¨codificado pelo código genético, fazendo parte de proteínas). Esses eram os casos da Valina, Leucina, Isoleucina, Metionina, Prolina, Serina, Histidina. Nos aminoácidos mais explorados, é notório o enfoque nutricicional, voltado para importância na alimentação, e doenças ou síndromes associadas ao seu consumo ou problemas no seu metabolismo. Contudo, há pouca discussão sobre estrutura, propriedades físico-químicas, e menos ainda sobre metabolismo de forma mais detalhada.

Dessa forma, decidimos que cada aluno trabalharia em um dos amino-ácidos ¨negligenciados¨. O resultado está a seguir:


Sem dúvida os verbetes poderão ser estendidos no futuro (alguns alunos até mencionaram que queriam fazer isso), mas, considerando que partimos de 2 linhas, acredito que conseguimos melhorar todos eles de forma significativa. Nada mal para uma manhã de trabalho, hein? 




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas