A Bioquímica do oprimido (parte 3) - aprendendo a usar a Wikipedia

Na terceira aula, discutimos a leitura do segundo capítulo do livro (Soluções Aquosas). É um capítulo bastante importante do ponto de vista conceitual, já que tópicos como ligações de hidrogênio, polaridade, ácidos e bases fracos, pKa, pH serão fundamentais para entender as estruturas de macromoléculas que serão discutida adiante.

Os temas/termos escolhidos para redação foram:

Solução tampão - 4 votos
Constante diéletrica - 2 votos
Ligação de Hidrogênio - 3 votos
Soluto/Solvente - 1 voto
Gelo - 1 voto
Ácidos Mono/Polipróticos - 2 votos
pK - 1 voto
Anfipático - 1 voto

Acabamos escolhendo Solução Tampão, pois além de ter o maior número de votos, tinha algumas deficiências e exemplos pouco claros no verbete original. O exemplo para poder tamponante era administração de ácido clorídrico a um cachorro, nesses termos. Decidimos por uma estrutura em tópicos e cada aluno trabalhou um tópico distinto. Ficamos inicialmente com:

1. Conceito
2. Ácidos/bases fracas (Ka)
3. pH (ionização da água)
4. pK (Equação de Henderson-Hasselbalch)
5. Curva de titulação/faixa de tamponamento
6. Exemplos e aplicações
7. Receitas e protocolos

Todos os alunos entregaram seus textos no fim da aula. Tivemos um problema com uma quebra de computador, que atrasou um dos alunos e por isso não conseguimos fazer a leitura e discussão com calma no final da aula. Mas o produto final ficou bastante satisfatório, e nos comprometemos a revisar as partes do texto mais obscuras antes de postar durante a semana. Também foram dignos de nota os fatos de que os alunos produziram as primeiras figuras, selecionaram uma bibliografia bastante além do livro texto, com exemplos, protocolos e diversos recursos educacionais no tema.

Um fato singular ligado a essa atividade foi a dificuldade enorme que tive para poder inserir esse conteúdo na Wikipedia. Além da falta de tempo crônica, me que permitiu revisar o texto e tentar postar quase uma semana depois, tive uma dificuldade enorme com uma série de mecanismos internos de proteção da plataforma. No dia em que tentei trabalhar nisso não consegui superar essas dificuldade e desisiti bastante frustrado.

No dia seguinte, que era dia de aula, consegui resolver esses problemas com ajuda da Profa. Moraes. Ficam dessa empreitada alguns ensinamentos para quem for postar algo na Wikipedia:

1. Melhor usar arquivos TIFF do que JPG. JPG por alguma razão infringe os termos de uso.
2. Melhor postar alterações pequenas de cada vez. Substituições muito radicais são detectadas como vandalismo.
3. Referencias e links devem ser adicionadas usando a ferramenta do site. Apenas copiar o texto não funciona. E se você remove muitos hiperlinks e referencias anteriores (por mais bizarros que sejam) também é detectado como vandalismo.

Depois de tomar todo tipo de cuidado, por alguma razão o nosso texto empacou na reclamação ¨conteúdo inapropriado relacionado ao corpo humano¨. Revisamos o texto para tentar entender qual seria o problema. Será que foi por que falamos de sangue (sistema de tamponamento do carbonato)? Pulmões? Tentamos editar e nada. Sem entender, abrimos uma reclamação.

Foi quando a Profa. Moraes teve um insight e sugeriu que tirássemos o termo pKa do título de uma das seções. Pimba, texto aceito! Por mais ridículo que isso possa parecer, o termo pKa remete a uma parte indecorosa do corpo humano. Mas não dá para escrever um texto sobre tampões sem falar de pKa. Felizmente só mexendo no título fomos absolvidos pelo sistema de revisão.

Segue o link do produto final. Espero que gostem!

Solução tampão





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