A Bioquímica do Oprimido (parte 2) - primeiros trabalhos

Os alunos na primeira aula fizeram uma apresentação rápida, de sua formação e por que haviam se interessado pela disciplina. Temos 8 alunos, e conseguimos 6 depoimentos (um faltou e o outro teve problemas na gravação). Desses 6, são 3 alunos de mestrado e 3 de doutorado. Dois alunos são biomédicos pela UFRJ, uma é bióloga pela UEZO, uma farmacêutica pelo IFRJ e duas biotecnólogas pela UFCE. 

Os depoimentos de por que escolheram fazer a disciplina são extremamente inspiradores. Ouvi-los foi uma benção! Segue um resumo das razões pelas quais escolheram a disciplina:

- Bioquímica ¨Avançada¨ deve ser boa, né? Experiência ruim com Bioquímica na graduação, mas é uma disciplina que se pode aplicar em tudo, tanto no laboratório como fora dele. Até no salão de beleza!

- Gosto de Bioquímica, mas tenho um pouco de medo da disciplina. Faz tempo que vi, preciso rever. E será importante para o projeto.

- Gosto de Bioquímica, preciso aprofundar os conhecimentos obtidos, e aplicar no projeto.

- Fascinio por Bioquímica desde a graduação. O projeto é relacionado, e é uma disciplina importante para a vida e para a ciência.

- é a disciplina mais importante, mais básica, para a área biológica. Aprofundar os conhecimentos é de extrema importância.

- Gosto de Bioquímica, vai ajudar no projeto, e a disciplina é muito importante em geral.

Na leitura do capítulo 1 (Vida), foram destacados os seguintes microtemas formadores para trabalho:

- Mitocôndria (2 votos)

- ATP (2 votos)

- Origem da vida (3 votos)

- Procarioto/Eucarioto (2 votos)

- Célula/compartimentalização (2 votos)

- Evolução (1 voto)

- Vida/definição (3 votos)

Como era o nosso primeiro dia fazendo esse tipo de trabalho, decidimos por um tema mais geral (Vida/definição), que nos levou ao verbete ¨organismo¨ da Wikipedia. Também optamos por esse por que o que estava originalmente postado tinha muitos erros conceituais e de ênfase, então seria mais fácil trocá-lo do que tentar consertar. 

Estruturamos os tópicos do texto e dividimos a tarefa. Eu fiquei ajudando uma das alunas e a Profa. Dra. Caroline Moraes, que é a outra cordenadora da disciplina, ajudou outro dos alunos. Cada aluno trabalhou uma parte do texto, com acesso à bibliografia adicional pela internet, além de ter em mãos o exemplar do livro texto que foi fornecido por nós na primeira aula.

Depois de cerca de uma hora de trabalho todos tinham terminado, então reunimos os textos no próprio site da Wikipedia, lemos tudo em grupo para fazer uma revisão do texto, fazendo pequenas correções e pensando na estrutura e ligação entre os tópicos. No final da aula, postamos o trabalho. Sem dúvida a experiência foi muito gratificante, embora tenha sido um pouco cansativa. Acredito que nas próximas aulas o trabalho será mais ágil, e possamos abordar tópicos mais específicos da disciplina. Mas de maneira geral considero que foi um sucesso.

Segue o link do verbete:

ORGANISMO

Comentários

Postagens mais visitadas