A Bioquímica do oprimido (parte 4) - novos verbetes

Hoje tivemos um quórum bastante reduzido. Houve uma sugestão de que a causa era o tema do capítulo (Termodinâmica), que teria assustado os alunos por causa das equações, mas depois de um levantamento mais cuidadoso percebemos que os alunos faltosos estavam em outras disciplinas. A desorganização do ano letivo do IOC é um problema antigo, com várias atividades se sobrepondo no calendário. A organização da oferta de disciplinas é uma demanda antiga dos alunos. Vamos torcer para que todos os envolvidos possam resolver esse problema num futuro breve.

Enfim, apesar de ter percebido que não havia ocorrido uma fuga das equações, a discussão do tema deixou claro que há uma distância grande entre a formação dos alunos e as derivações das equações básicas da Termodinâmica. Especialmente em termos da matemática, física e química. De certa forma o livro não ajuda muito nisso, tanto por não ser esse o foco do texto (sanar dúvidas muito básicas) como também por não explorar bem essa distância que existe entre as equações clássicas, derivadas a partir de grandezas macroscópicas e modelos experimentais simplificados, e sua aplicação para reações químicas no nível molecular. Esse seria um tema importante a ser trabalhado em textos ou aulas no futuro: o desenvolvimento de exemplos biológicos mais palpáveis dos princípios da termodinâmica a nível molecular.

De qualquer forma, os princípios gerais de energia livre, entalpia e entropia puderam ser discutidos, chegando-se aos seguintes micro-temas formadores (ou tópicos para a Wikipedia):

Reação exergônica/endergônica - 3 votos
Estado Padrão em Bioquímica - 1 voto
Energia Livre de Gibbs (espontaneidade processos biológicos) - 2 votos
Acoplamento de reações - 1 voto
Energia Livre
Equilíbrio Químico / Constantes de Equilíbrio
Entropia

Uma observação geral é que os conceitos de Físico-Química estão muito bem apresentados na Wikipedia. O problema são os conceitos mais bioquímicos, ou a aplicação desses conceitos na Bioquímica. Decidimos trabalhar em três verbetes, Reação Endergônica, Exergônica e Energia Livre de Gibbs. Cada aluna trabalhou em um individualmente. Duas alunas produziram figuras inéditas (Reação Endergônica e Exergônica) e, agora que estamos mais familiarizados com a Wikipedia, conseguimos postar no final da aula.

Seguem os links dos verbetes. Sem dúvida eles podem ser melhorados no futuro, mas pelo menos estamos com uma sensação muito gratificante de contribuir com o público. E eu tenho a impressão de que essa responsabilidade está sendo compartilhada por todos, que se esforçam não só para ler o material, mas também fazer boas propostas de conteúdo durante a aula. Que venham os próximos!

Reação Exergônica

Reação Endergônica

Energia Livre de Gibbs





Comentários

Postagens mais visitadas