Red Alpha



HISTÓRICO

O desenho "Red Alpha" foi feito logo após o "Yellow Beta", durante a quarentena de 2020, nos meses de Maio e Junho. É uma continuação de uma série de desenhos feitos em papel canson, nas explorações iniciais que realizei para matar o tempo e as saudades de mamãe.


O CONCEITO

A inspiração para os dois desenhos, "Yellow Beta" e "Red Alpha" são os motivos de estrutura secundária mais comuns em proteínas, a folha beta-pregueada e a alfa-hélice. Enquanto em "Yellow Beta" trabalhei com a idéia de folhas beta-pregueadas, em "Red Alpha" a idéia é estender o conceito de hélice, usando a rede de "estruturas moleculares imaginárias infinitas¨ que vim usando nos últimos desenhos. Enquanto em "Yellow Beta" eu quis explorar diferenças pequenas de matiz e coloração, em "Red Alpha" eu quis trabalhar com conjunto de cores um pouco maior, com tons variando em torno do vermelho. Como eu não tenho uma visão muito canônica das cores (daltonismo parcial verde-vermelho), talvez o resultado fique diferente para o observador. Seja como for, brincar com tons de (supostamente) vermelho foi um desafio interessante. O resultado final acabou fugindo um pouco da intenção original e me lembrou mais um redemoinho que uma hélice, o que me remete às estruturas "beta-propeller" mas isso talvez seja apenas uma questão de perspectiva. 

Para conhecer melhor:

Alfa-hélice


MATERIAIS

Papel de desenho A4 (Renauld Branco, 180g/m2). Linhas com caneta nanquim 0.7 mm. Pontos com lápis 6B. Cores com lápis de cor SuperSoft Faber Castell. Dimensões: 210mm x 297mm.


Comentários

Postagens mais visitadas