The Search of Meaning





HISTÓRICO

O quadro "The Search of Meaning" foi feito logo após "NoVoid", na série que foi produzida durante a quarentena de 2020. Ele foi finalizado em Julho, e parte de sua execução foi feita durante os dez dias em que fiquei isolado no quarto com suspeita de Covid-19. 


O CONCEITO

Após alguns desenhos explorando temas "moleculares", comecei a colocar outros temas, embora ainda relacionados à prática da ciência. A idéia original do desenho vem do conceito de projeto e, possivelmente, está relacionada ao trabalho que tive nesses meses desenhando e discutindo projetos para alunos de pós-graduação do Instituto. Os projetos são sempre acompanhados de metas, passos, cronograma e fluxograma específicos. Minha intenção original era representar a vida como um fluxograma, uma sequência de passos e etapas sequenciais mas absolutamente intricados. As cores representariam diferentes momentos da existência. E eu não pude deixar de pensar na minha vida como uma sequencia de projetos, um atrás do outro, com suas caixinhas, flechinhas, prazos e tabelas. Uma das intenções era mostrar que, por mais que em pequena escala tentemos planejar os eventos e fatos da nossa vida, em escala maior muitas vezes é impossível perceber uma ordem.

Eu tive duas surpresas com esse quadro. A primeira foi sobre o desenvolvimento do fundo. Após o desenho das linhas, optei por pintar o fundo antes de colorir os quadradinhos. A pintura do fundo revelou-se um exercício de paciência, mas também um processo interessante, que me fez pensar na importância do "background" em nossas experiências. A segunda surpresa veio quando mostrei o quadro ao Prof. Rod Dillon, querido amigo que vem acompanhando minhas peripécias no mundo da arte. A sua primeira afirmação ressignificou a pintura de forma surpreendente: "Is this a Color Metabolic Pathway?" e a pintura ganhou um significado bioquímico que eu não pretendia. E um conceito que pode vir a ser explorado no futuro.

Para saber mais:

Metabolic Pathway

Fluxograma


MATERIAIS

Papel de desenho A4 (Renauld Branco, 180g/m2). Linhas com caneta nanquim 0.7 mm. Cores com lápis de cor SuperSoft Faber Castell. Dimensões: 210mm x 297mm.

Comentários

Postagens mais visitadas