Yellow Beta



HISTÓRICO

O desenho ¨Yellow Beta¨ é um desenho que foi feito logo após ¨Blue Life¨, no ano de 2020, durante o período de quarentena. A fase de inicial do confinamento, aonde ainda havia um estranhamento grande por passar o dia em casa, já havia passado, e já estávamos acostumados com algumas atividades de rotina - como compras por telefone e internet, arrumação doméstica, entre outras coisas. Como ainda não havia começado o home schooling, e o trabalho ainda não tinha sido retomado com a intensidade habitual, tive um pouco mais de tempo livre para experimentar - já que estava usando o desenho para preencher o tempo da saudade. Assim, após o ¨Blue Life¨, que é uma experimentação com o azul, decidi embarcar no ¨Yellow Beta¨, que é um estudo em amarelo.

O CONCEITO 

A inspiração inicial para o desenho são estruturas de proteínas. Nos desenhos anteriores, inspirado em biomoléculas e cadeias de carbono, eu havia trabalhado com estruturas irregulares, quase aleatórias. Em ¨Yellow Beta¨, decidi voltar-me a uma das estruturas regulares mais bonitas da natureza, as folhas beta pregueadas, que são parte principal em muitas proteínas fibrosas, mas também constituem segmentos de proteínas com as mais diferentes configurações. Além da inspiração nas folhas beta, outra inspiração óbvia nesse tipo de desenho é o grande Irving Geis, que tantas maravilhas fez pela ilustração científica, em bioquímica. Os desenhos de Geis marcaram a minha educação formal, especialmente no livro básico ¨Princípios de Bioquímica¨ de Lehninger, que conheci e usei na graduação.

Para conhecer melhor:

Folha beta pregueada 

Irving Geis

Irving Geis (2)


MATERIAIS

Papel de desenho A4 (Renauld Branco, 180g/m2). Linhas com caneta nanquim 0.7 mm. Pontos com lápis 6B. Cores com lápis de cor SuperSoft Faber Castell. Dimensões: 210mm x 297mm.

Comentários

Postagens mais visitadas