Blue Life





HISTÓRICO

O quadro "Blue Life" tem uma história interessante. Após o "Everything is connected", eu ainda fiz uma continuação desse desenho, o "Everything is connected II", do qual não tenho foto, por que o dei de presente para a Dra. Samara Costa, que trabalha no laboratório e coordenou comigo a última edição da disciplina "Bioquímica Avançada" para a pós graduação. Depois desse segundo desenho com o mesmo conceito (apenas mudando a técnica de distribuição de cores), achei que seria interessante explorar diferenças pequenas de matiz. Escolhi a cor azul que, além de ser a minha favorita, tem uma grande simbologia para mim, pois remete à minha origem uruguaia. O desenho foi realizado, como os outros da série, em 2020, durante a quarentena em casa, para ajudar a passar o tempo e lidar com a saudade de mamãe.

Um fato curioso é que, nessa época, comecei levar alguns quadros de mamãe para enquadrar, na oficina do Sr. Konstantin que fica na Barra da Tijuca. Aproveitei para levar ali as duas versões do  "Everything is connected", que decidi emoldurar para dar de presente. Eu estava fazendo esses desenhos por pura diversão (bom, continua sendo), em papel sulfite, o mais vagabundo possível. Ele me disse que os desenhos eram bons, e que eu devia usar materiais melhores. Comecei a seguir o conselho dele a partir desse desenho aqui.

CONCEITO

A estrutura do desenho utiliza o conceito de ¨Everything is connected¨, aonde trabalhei com pequenos espaços interligados, originalmente pensados como estruturas moleculares infinitas. A inspiração inicial, dessa maneira, seriam longas moléculas biológicas. Contudo, a escolha do preenchimento dos espaços com tons de azul ocasionou uma experiência curiosa, na qual comecei a perceber os compartimentos como células...aproximando o conjunto da idéia de seres vivos, ou de um meio vivo, claramente remetendo ao meio aquoso, ou à composição aquosa dos organismos. De forma que de certa maneira consegui uma conexão interessante entre a idéia inicial, do trabalho com moléculas, com outros níveis da investigação biológica, como o celular, individual, populacional...se olharmos as células como unidades ou organismos independentes, o que é um tema recorrente em biologia. A água, representada pelo azul, surge dessa forma como o amálgama que, ao preencher e compor espaços, permite o milagre da vida. 

Comentários

  1. Achei muito bacana. E a descrição do conceito é delicada ao mesmo tempo que científica. Achei uma aproximação linda entre as suas duas artes. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas