É A CIÊNCIA, ESTÚPIDO!!!


O objetivo deste texto é deixar as coisas claras. Tentarei ser o mais objetivo e simples possível, embora em ciência esse às vezes não seja o procedimento ideal. No atual momento a sociedade está procurando respostas para os seus problemas, e justamente por isso é importante questionar os discursos dos candidatos às eleições, de forma contundente.

O fato é simples: a ciência tem as soluções para TODOS os problemas do país. Pode não ser a solução que você ou eu queremos, pode não ser uma solução perfeita, mas qualquer problema nacional que se apresente a um conjunto de especialistas na área terá uma proposta de resolução. Saúde, educação, energia, segurança, miséria, todas as questões nacionais tem uma solução científica. Os gargalos do país não são de natureza técnica, mas sim política e social.

Eu pessoalmente trabalho com duas hipóteses a respeito da manutenção dos problemas nacionais: a maldade e a burrice. Eu defino como maldade o ato intencional, seja por razões ideológicas ou mercadológicas, de não abraçar o conhecimento que melhoraria a vida dos outros. E como burrice a falta de capacidade para reconhecer ou entender esse conhecimento.

Isto posto, decidi criar um diálogo de perguntas e respostas para ajudar a todos na discussão com os candidatos, colegas, conhecidos e familiares. Seguem as perguntas e respostas.

1. Por quê o Brasil não sai da crise?
R: Porque o governo não investe em ciência. Qualquer estudante de economia no primeiro semestre de aulas aprende que a taxa de crescimento é proporcional ao investimento. Se o governo e a sociedade não investem na melhoria de suas ferramentas de produção, a economia fica estagnada.

2.. Por quê a taxa de desemprego não cai?
R: Porque o governo não investe em ciência. É consenso que o motor da sociedade atual é o conhecimento. Ao não investir em ciência, não são criadas novas oportunidades. O mundo hoje é extremamente competitivo, e qualquer atraso científico ou tecnológico significa que os investimentos internacionais irão para outros países. O empreendedorismo que pode salvar a economia nacional não é o das barbearias gourmet, e sim o da computação quântica.

3. Por quê a saúde da população piorou?
R: Porque o governo não investe em ciência. Todas as urgências e emergências em saúde pública que o país vivenciou nos últimos anos eram evitáveis, se houvesse o investimento adequado em sistemas de vigilância sanitária. O Brasil encontra-se absolutamente defasado em termos de tecnologia médica, o que se reflete no conhecimento dos especialistas e da população como um todo. Para praticamente todas as tecnologias inovadoras que há no campo da saúde, o país não tem especialistas formados em quantidade suficiente. Além disso, não estão sendo formados especialistas que possam enfrentar os problemas históricos em saúde no país, como Chagas, malária, leishmaniose, lepra, Tuberculose. O Brasil está perigosamente perto de uma catástrofe sanitária.

4. Por quê a questão da segurança pública não tem solução?
R: Porque o governo não investe em ciência. A solução para o problema da segurança pública passa pela implementação e utilização eficiente de tecnologia e de informação. O trabalho de inteligência nas polícias e nas forças armadas é pouco valorizado e isso se reflete em ausência de especialistas com o conhecimento mínimo necessário para implantar políticas eficientes.

5. Por quê o Brasil não consegue resolver o problema da miséria?
R: Porque o governo não investe em ciência. O investimento em ciência é a única saída consistente para a crise econômica, solução que é recorrentemente adotada por todos os países desenvolvidos do mundo quando estão em crise. A miséria nacional tem a ver com a falta de oportunidade, falta de conhecimento e falta de políticas públicas adequadas para resolver o problema. Com a falta de investimento, não temos especialistas que possam propor e implementar soluções nas mais diferentes esferas da sociedade para esse problema.

6. Por quê a qualidade de vida nas grandes cidades brasileiras é tão ruim?
R: Porque o governo não investe em ciência. A qualidade do ar, da água, dos transportes públicos, do alimento, do espaço urbano como um todo são produtos tecnológicos, fornecidos pelo estado ou pela iniciativa privada. Sem investimento em ciência não há soluções novas e não há especialistas em condições de manejar adequadamente nem as ferramentas já existentes. É por isso que a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros vem piorando gradativamente sem que se perceba a razão, porque a sociedade como um todo está perdendo a capacidade de resposta.


7. Por quê o Brasil não é mais campeão da Copa do mundo?
R: Porque o governo não investe em ciência. O esporte atual é uma atividade de alto desempenho científico e tecnológico. Sem investimento em ciência, os clubes, técnicos, atletas e até o público em geral adotam soluções voluntaristas e intuitivas para questões de natureza técnica. Isso se reflete na competitividade dos clubes, equipes, e na qualidade do espetáculo.


A culpa da gravidade atual de todos os problemas nacionais é do governo, porque não investiu em ciência nos últimos anos. Existe uma lenda urbana de que os investimentos em ciência demoram muito a dar resultado. Mas essa é uma mentira, que pode ser contestada quase que diariamente pelas políticas e resultados de todos os outros países desenvolvidos do mundo. Fato é que não existe investimento mais certo e garantido do que investir em ciência, e não existe catástrofe mais rápida do que a de um país que corta o investimento no conhecimento e no saber. Se o seu candidato não tem propostas claras de priorização do sistema de ciência e tecnologia, escolha outro. Um candidato que não coloca a ciência em primeiro lugar é burro ou malvado, e trará miséria, desemprego, crise, doença e violência ao país. Simples assim.


Comentários

Postagens mais visitadas